congada em foco – fotografias de Márcio Pannunzio
Com abertura no dia 12 de maio, congada em foco é uma mostra com trinta fotografias da congada feitas em 2014 por Márcio Pannunzio, fotógrafo de retrato e cenas de rua. Pannunzio encontrou na congada um tema riquíssimo para exercitar a sua técnica fotográfica.
Desde 1989, quando se mudou para Ilhabela, encantou-se com a congada, que considera uma ópera ao ar livre. O canto e a dança dos congueiros, tecendo uma colorida coreografia aquecida pela luz dourada do outono, inspiraram o fotógrafo a criar fotos de cores muito intensas e de planos bastante contrastantes. Assim, Pannunzio que é artista plástico antes de ser fotógrafo, privilegiou enquadramentos criativos e ao editar as fotos, conferiu-lhes um caráter pictórico.
O próprio artista emoldurou as fotografias empregando como perfis, madeiras descartadas nos estaleiros de Ilhabela; madeiras de embarcações de pesca, com lindas texturas impressas pela ação do mar e do tempo. Fotografias e molduras se amalgamaram originando obras visuais de colorido vibrante e de grande beleza táctil.
Ilhabela é um dos temas fotográficos preferidos de Pannunzio. Nos últimos anos, ele produziu um conjunto expressivo de fotos de rua da cidade que o estimularam a construir um espaço virtual para a sua exibição pública: o www.ilhabelaemfoco.com .
sobre o artista
Márcio Pannunzio é também um dos artistas brasileiros de presença mais constante em mostras internacionais de gravura; participou de mais de uma centena ao longo de duas décadas. Ganhou prêmios doze vezes; entre eles, na XYLON 12 – International Triennial Exhibition of Artistic Relief Printing ( Suíça ), na Biennale Internationale d’Estampe Contemporaine de Trois-Rivières, Première Édition ( Canadá ) e na 1st International Small Engraving Salon Inter – Grabado ( Uruguai ). No Brasil foi premiado em trinta e nove ocasiões entre elas: no 10º Salão Paulista de Arte Contemporânea, no 50º Salão Paranaense, na 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba e no 3º Salão Victor Meirelles. Foi bolsista da Fundação Vitae em 2002 e figurou entre os vencedores dos editais ProAc de Artes Visuais de 2008, 2010 e 2011. Realizou vinte e nove individuais, cinco delas no exterior.
serviço
Exposição Congada em foco – fotografias de Márcio Pannunzio
Período: de 12 a 30 de maio de 2015
Horário de visitação: de domingo a quinta-feira, das 9h às 18h; sexta-feira, das 9h às 22h e sábado, das 14 às 22h
Local: Secretaria Municipal da Cultura, Rua Dr. Carvalho, 80, Vila
Telefone: 12 3896 1747